Não seja um mau perdedor
Ninguém gosta de perder uma
competição, ou de ver o seu time ou representante não ser o vencedor. Lamentar
a derrota é normal, e procurar as razões para a falha é importante - mas deve
ocorrer em um contexto de atitude positiva, associada ao aprendizado e à busca
de superar esta mesma causa em oportunidades futuras.
Nem toda disputa é esportiva, e a
máxima "o importante é competir" não se aplica a todos os
empreendimentos humanos, mas isso não impede que a boa atitude desportiva possa
prevalecer entre rivais a partir do momento em que se conhece o vencedor de um
certame.
Ter uma atitude indigna após uma
derrota equivale a perder duas vezes, e estar preparado para não ser o
vitorioso, e saber como lidar com a situação após o anúncio do resultado, é
algo que se espera tanto dos participantes diretos quanto das suas torcidas,
apoiadores e simpatizantes.
O "choro do perdedor",
no sentido de desclassificar o adversário, as condições ambientais e a própria
disputa - que até o momento da proclamação do resultado estavam plenamente
aceitos - é um comportamento que pouco faz a favor de quem o pratica, e muitas
vezes acaba aprofundando a natural insatisfação da derrota, além de impedir a
reflexão sobre a origem real do resultado, associada ao comportamento do
próprio participante e aos fatores que estiveram sob seu controle.
Como não ser um mau perdedor
É difícil manter o respeito por
alguém que não consegue aceitar com dignidade a derrota - e isso ocorre desde a
partida de videogame entre 2 irmãos, até o resultado das mais intensas disputas
nacionais e internacionais.
Saber evitar este tipo de
comportamento pode ser um sinal de maturidade, e costuma-se dizer que é mais
importante saber como agir na derrota do que na vitória - pode-se errar em
ambos os casos, mas a derrota é um obstáculo maior.
Para ajudar a identificar as
atitudes de mau perdedor e assim facilitar combatê-las, eis as 5 principais
atitudes do mau perdedor:
•Inventar mil desculpas - a
típica desculpa de um mau perdedor começa com "ah, mas". Pode ser
algo como "ah, mas a outra equipe tinha muito mais recursos e apoio",
ou "ah, mas deixaram a final para um feriadão e a torcida não estava lá
para apoiar o nosso time". O que elas tem em comum é que procuram
"culpar" as circunstâncias, ou fazer parecer injusta a superioridade
demonstrada pelo adversário.
•Menosprezar a vitória alheia - a
súbita mudança de opinião sobre o valor da disputa é um sintoma claro do mau
perdedor. Embora seja positivo compreender e comunicar que a recente derrota
não impedirá vitórias futuras, isso não pode ter a lamentável conotação de
"nem queríamos ganhar mesmo", como quando o derrotado que disputou
até o final um campeonato estadual passa a dizer que está mesmo preocupado com
o campeonato nacional, tentando assim (geralmente sem sucesso) desvalorizar a
vitória do oponente.
•Mudar de ideia sobre a validade
da disputa - as regras e condições da disputa são conhecidas desde o princípio,
e foram aceitas ao longo de todo o certame. Por que criticá-las só ao final e
após não ter sido o vencedor? Se elas não tiverem sido cumpridas, a atitude
correta é recorrer, e aí sim divulgar a providência tomada. Simplesmente criticar
o que anteriormente foi aceito é o típico "choro do perdedor".
•Culpar as circunstâncias - se as
circunstâncias não desrespeitaram a regra que foi aceita, elas são parte da
disputa, e todos os participantes terão estado expostos à possibilidade delas.
A forma como as competências, habilidades e atitudes de cada oponente são
usadas para fazer frente às circunstâncias que a eles se apresentem fazem a
diferença. Vale lamentar que alguma circunstância tenha afetado de modo
desproporcional o seu lado na disputa, mas não usar isso para implicar que o
lado vencedor não mereceu sua vitória - afinal, se choveu forte e o adversário
foi o melhor na pista por causa disso, o mérito de aproveitar melhor a
circunstância é dele.
•Desrespeitar o adversário -
talvez o grau mais baixo da escala dos comportamentos de maus perdedores, quem
pratica a atitude de desvalorizar o vencedor muitas vezes nem percebe a
consequência lógica: se o adversário vencedor era mesmo tão ruim assim, que
dizer de quem perdeu dele?
Atitude vencedora
É preciso força de caráter para o
derrotado conseguir cumprimentar publicamente o adversário pela vitória, e
manter um comportamento honroso nos momentos subsequentes à decisão de um
certame.
Nada disso deve ser confundido
com derrotismo - pelo contrário, a atitude vencedora pode ser demonstrada tanto
na vitória quanto na derrota, e poucas demonstrações públicas são tão
lamentáveis quanto a do derrotado que demonstra ser mau perdedor.
De uma derrota, além do exemplo
de atitude e do mérito de ter disputado de forma honrada, pode-se adquirir
conhecimento sobre seus próprios pontos fracos, bem como sobre quais as
condições das quais o adversário conseguiu tirar melhor proveito - e usar isto
a seu favor na próxima disputa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário