2014/07/31

TRE-RJ barra mais 17 candidaturas

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro barrou, na sessão extraordinária desta quinta-feira (31), mais 17 candidatos (veja a relação abaixo - a maioria por problemas na documentação). Uma das candidatas barradas é a vereadora e ex-deputada federal Laura Carneiro (PTB), filha do falecido senador Nelson Carneiro. Até o momento foram julgados 862 pedidos de registro, com 32 indeferimentos. Todas as candidaturas deverão ser julgadas até a próxima terça-feira (5), fim do prazo legal. O presidente do TRE-RJ, desembargador Bernardo Garcez, marcou sessão extraordinária no plenário às 13h de segunda-feira (5), para julgamento dos registros, que poderá se estender na sessão ordinária das 18h.

Candidaturas indeferidas:

Deputado Estadual:
ALEXANDER DE SOUZA DEL PRIORE (PSD)
ALEXANDRO CHAGAS FLORENTINO (PSTU)
EVARISTO DOS SANTOS FREITAS (PP)
JEFFERSON FERREIRA MARTINI PTC)
JOÃO LUIZ DE BARROS (SD)
KARINE FARO TEIXEIRO (PTB)
MARCOS DA SILVA ALBERTO MEDEIROS (PR)
MARTA RIBEIRO DA COSTA COQUITO (PCdoB)
SANDRA RODRIGUES DE SÁ (PRB)

Deputado Federal:
ADEMIRA NOGUEIRA MOREIRA (PRB)
ALESSANDRO DE SOUZA BARBOSA (PRB)
EDMILSON DA SILVA PAULINO (PRB)
ELDIO SUZANO DA FONSECA (PHS)
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA (PRB)
MARIA LAURA MONTEZA DE SOUZA CARNEIRO (PTB)
PEDRO WILSON VIEIRA DA COSTA (PRB)
ROMULO GENTIL (PDT)

http://www.tre-rj.gov.br/site/noticias/jsp/noticia.jsp?id=104232&sessao=0.3066848781527439

Na sessão plenária de quarta-feira, mais 13 pedidos de candidatura às Eleições 2014, sendo 12 a deputado estadual e um a deputado federal, já haviam sido barrados. Os registros foram negados por problemas na documentação apresentada ao TRE-RJ. Na sessão de segunda-feira (28), o plenário barrou dois pedidos de registro. Os candidatos indeferidos, na relação abaixo, ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Candidaturas indeferidas:

Deputado Estadual:

ALONSIMAR DE OLIVEIRA PESSANHA (PTC)
ANA CRISTINA DE SOUZA TEIXEIRA MARTINS (PTC)
CARLOS ALEXANDRE DE OLIVEIRA (PTC)
CLÁUDIA VALÉRIA DIAS DOS SANTOS DA SILVA (PRB)
ELIAS JOSE ALFREDO (PSTU)
ELISABETE MONTEIRO (PRB)
GRACIA MARIA BAPTISTA CORDON (PTC)
JONAS FERREIRA DA COSTA JUNIOR (PTC)
JOSÉ JOAQUIM MADEIRA (PSC)
JUÇARA SANTOS CIPRIANO DA SILVA (PTC)
MARCO AURÉLIO NICOLET DE ANDRADE (PSC)
PAULO MAURICIO DA CRUZ MASCARENHAS (PTC)

Deputado Federal:

JANAINA DO NASCIMENTO MIRANDA (PR)

http://www.tre-rj.gov.br/site/noticias/jsp/noticia.jsp?id=103944&sessao=0.5248937254824081

2014/07/30

Mediador judicial diz que Argentina entrou em calote

WASHINGTON e NOVA YORK - A Argentina não chegou a acordo com os chamados fundos abutres, na reunião desta quarta-feira em Nova York, e "entrará em default", ou seja, dará calote em sua dívida soberana, renegociada em 2001 e 2005, acaba de informar Daniel Pollack, negociador designado pela Justiça americana para intermediar as conversas entre as partes. Pollack afirmou que o desfecho é “um evento real e doloroso” e que as partes precisam encontrar uma solução definitiva, caso contrário “os cidadãos argentinos comuns serão as vítimas reais e em última instância” deste episódio “altamente politizado”, segundo o negociador.

O calote ocorre porque o governo da presidente Cristina Kirchner não aceitou os termos propostos pelos investidores que não aderiram aos planos de reestruturação e também não obteve a suspensão da decisão judicial de pagá-los integralmente ao menos até 31 de dezembro, quando vence cláusula dos contratos renegociados pela qual ofertas mais vantajosas a um grupo de credores têm que ser estendidas a todos os detentores de papéis da dívida. A fatura argentina explodiria e por isso, alegou o governo, o cumprimento imediato da decisão de Griesa é impossível.

Veja mais em:   http://oglobo.globo.com/economia/mediador-judicial-diz-que-argentina-entrou-em-calote-13437248

E ainda em: http://oglobo.globo.com/

2014/07/29

Brasil tem 7 milhões de eleitores a mais do que em 2010, afirma TSE

Número cresceu 5,7% em quatro anos. Votantes no exterior subiram 76,6% em quatro anos

BRASÍLIA — O eleitorado brasileiro cresceu 5,17% nos últimos quatro anos, saindo de 135.804.433 votantes, em 2010, para 142.822.046, de acordo com um balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira. Os números revelam ainda que esse eleitorado está mais velho e feminino. As mulheres, que já eram maioria na última eleição geral, aumentaram ainda mais sua participação no eleitorado: são 74,5 milhões, ou 52,13% do total. Em 2010, elas eram 51,82%. O número de homens eleitores (68,2 milhões) também cresceu, mas a um ritmo menor que o das mulheres. Já a faixa etária mais numerosa nessa eleição é a situada entre 45 a 59 anos: 33,8 milhões, ou 23,66% do total. Em 2010, o grupo entre 25 e 34 anos era o maior. Os eleitores com 60 anos ou mais também cresceram em número: são 24,3 milhões, 17,01% do total. Em 2010, eles eram 15,29%.

Os números mostram ainda que o total de eleitores entre 16 e 17 anos diminuiu em 25% em relação ao eleitorado de 2010, como O GLOBO já adiantou. Neste ano, o número de eleitores jovens que tiraram o título já era menor em relação a 2006. Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, em 2010, foi considerada a idade que os eleitores tinham em 30 de junho. Em 2014, é considerada a data da eleição, 5 de outubro.

2014/07/22

"Dupla Dunga-Gilmar é o nosso 7 a 1 moral"

Mário Magalhães
http://blogdomariomagalhaes.blogosfera.uol.com.br/2014/07/22/dupla-dunga-gilmar-e-o-nosso-7-a-1-moral/

Dois esclarecimentos:

1) ao contrário de um monte de gente, incluindo os que viram e os que não viram o Dunga boleiro, eu o considerava um baita jogador. Volante tanto de pegada, combativo, quanto de recursos técnicos acima da média. Seus lançamentos eram um primor estilístico. Pensava bem o jogo, como um técnico em campo, mais do que o capitão que se habituou a ser;

2) a trajetória de Gilmar Rinaldi nos tempos de goleiro e, no Flamengo, gestor de futebol não autorizam prognósticos sombrios sobre comportamento temerário dele na condição de coordenador de seleções, apesar do seu passado recente como empresário de jogadores. Gilmar aparenta ser um homem de bem.

Dito isso, e encerrada a entrevista coletiva de que os dois participaram, seguem alguns pitacos sobre o novo técnico da seleção brasileira e o novo coordenador de seleções da CBF.

Começando por Gilmar.

Quando um magistrado se declara impedido de exercer sua função em determinado processo,  por se considerar suspeito, ele não se classifica como um salafrário que decidiria com parcialidade ou interesses escusos, e não com base na lei.

O juiz pensa que, se o réu foi seu sócio em escritório ou colega de escola, as relações comerciais e pessoais podem interferir subjetivamente no julgamento, por mais que o magistrado busque aplicar com escrúpulos a legislação. Sob suspeição, passa o processo a outro.

Gilmar dedicou-se por mais de uma década, até dias atrás, ao trabalho como agente de jogadores. É lógico que se cria suspeição sobre ele, no novo cargo, quando ser convocado ou não para a equipe nacional pode representar ganhos e perdas milionárias ao jogador e seus empresários. No mínimo, Gilmar deveria ter cumprido quarentena.

A desconfiança não decorre do caráter de Gilmar, reitero. Mas do conflito de interesses. O problema não se apresenta apenas a observadores e torcedores, mas sobretudo aos jogadores.

Como sabe quem acompanhou o cotidiano de clubes e seleções, é comum os boleiros desconfiarem de que são favorecidos ou prejudicados em virtude não do desempenho esportivo, mas dos vínculos do empresário de cada um com os cartolas. Não é esse o ambiente recomendável para reconstruir a seleção.

Outra deficiência de Gilmar é que ele exercerá uma função para a qual não ostenta lastro profissional que ampare tamanha responsabilidade.

Ele é o homem errado no lugar errado e na hora errada.

Sobre Dunga.

A escolha de Marin e Del Nero, capi da CBF, premia a performance ruim.

O treinador perdeu com a seleção na Copa de 2010. Depois, ficou anos parado e só trabalhou em um clube, o Inter, no qual ganhou o que valia menos e fracassou quando os desafios aumentaram.

Isso mesmo, de 2010 a 2014, Dunga só foi técnico num clube, no qual não sobreviveu por um ano.
O noticiário informa que ele estava acertando contrato com a seleção venezuelana. Seria um bom recomeço, para evoluir até encarar objetivos mais parrudos. De certo modo, este ainda é o tamanho de Dunga como técnico: dirigir a Venezuela.

O recado dos chefões do futebol nacional é que ninguém precisa montar times bons, brilhar ou vencer, como tantos treinadores brasileiros e estrangeiros fizeram nos últimos anos. Às favas com o mérito!, parecem dizer.

O escolhido tem um currículo modestíssimo, apesar de já ter comandado a seleção em um Mundial.
Gilmar é o nosso 7 a 1 moral no sentido de não ser “boa conduta'' nomear um coordenador de seleções quem até anteontem tratava com jogadores no papel de empresário.

Dunga é o 7 a 1 moral como adjetivo: o “estado de espírito'' gerado por sua sua contratação pelo antigo
deputado da ditadura e seu iminente sucessor na CBF é o de manutenção da cultura que, depois da goleada alemã, seria necessário mudar.

Por mais que as palavras de Dunga e Gilmar possam sugerir inflexões, eles representam a continuidade futebolística da seleção de 2014, ainda que venham a conquistar resultados melhores.

Na entrevista, afora cutucadas em Felipão e Parreira e uma ou outra frase que se presta a títulos jornalísticos, não houve sinal de virada na seleção. O eixo continua a pregação pelo “comprometimento'' _igualzinho a Scolari.

Pelo visto, pouco aprendemos _ou aprenderam_ com a debacle no Mineirão.

O 7 a 1 também pode ser moral.

2014/07/21

Ativista Eloísa Samy pede asilo político ao consulado do Uruguai no Rio

Outras duas pessoas estão abrigadas no local. Agentes da DRCI estão em frente ao prédio do consulado para tentar cumprir mandado de prisão contra a advogada. Ela e outros 17 manifestantes estão foragidos 

 RIO -A advogada Eloísa Samy, acusada de envolvimento em atos violentos durante protestos no Rio, e outros ativistas - Davi Paixão e Camila Nascimento - estão abrigados no consulado do Uruguai, em Botafogo, onde aguardam o pronunciamento da embaixada daquele país sobre o pedido de asilo político feito por Eloísa. Segundo o advogado do Grupo Coletivo de Advogados, Rodrigo Mondego, eles fizeram o pedido por medo. Um carro da Delegacia de Repressão aos crimes de Informática (DRCI) está na frente do consulado aguardando para cumprir o mandado de prisão contra a advogada. Mais cedo, segundo o advogado de Eloísa, dois policiais já teriam tantado entrar no local, mas foram impedidos pelo próprio consulado. Alguns ativistas já começam a se concentrar e protestar em frente ao prédio, na Zona Sul do Rio.
Eloísa Samy e outros 17 ativistas são considerados foragidos desde a última sexta-feira, depois de terem a prisão preventiva decretada pela Justiça. Rodrigo Mondego disse que Camila Nascimento não está entre os denunciados que tiveram prisão preventiva decretada, mas ela se assustou ao ver o seu nome envolvido em conversas telefônicas interceptadas.

Segundo o Sindicato dos Servidores da Previdência Social do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ), uma das entidades que participa do Comitê Popular Contra o Estado de Exceção, formado após as prisões de ativistas no último dia 12, o objetivo da advogada é se defender em liberdade das acusações feitas pelo Ministério Público.

O advogado de Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH), Lucas Sada, disse que a iniciativa de Eloísa ter procurado o consulado foi uma decisão individual da ativista.

— Que ao menos isso sirva para chamar atenção internacional em relação à criminalização que os advogados militantes estão sofrendo tão somente por exercerem sua função constitucional — disse.
O advogado de Eloísa, João Pedro Pádua, afirmou que não deu orientação para o pedido de asilo político. Segundo ele, um novo pedido de habeas corpus, para revogar a prisão decretada na sexta-feira, já foi protocolado. A decisão deverá sair ainda nesta segunda-feira, de acordo acordo com João Pedro.

— Estamos confiantes de que o pedido que decretou a prisão preventiva tem os mesmos problemas da anterior, que declarou a prisão temporária. O principal deles é que a decisão faz previsão a crimes futuros que não ocorreram — afirmou o advogado, que também é vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ.

Procurado pelo O GLOBO, na tarde desta segunda-feira, o consulado do Uruguai não se quis pronunciar.

Em um vídeo publicado nesta segunda-feira, Eloísa Samy declara que nunca cometeu nenhum crime, mas está sendo vítima das forças coercivas do estado por defender pessoas que foram às ruas se manifestar. Ela pede liberdade e anistia para todos os presos políticos.

OAB FARÁ REUNIÃO COM PARLAMENTARES

A Comissão da Verdade da OAB-RJ vai reunir parlamentares, advogados e representantes da entidade civil com o objetivo de encaminhar um pedido para Embaixada do Uruguai na tentativa de resolver o impasse que envolve a advogada Eloísa Samy e Davi Paixão, que estão abrigados desde o final da manhã na sede do consulado. Segundo a deputada Janira Rocha, do Psol, que foi ao consulado a pedido da advogada, Eloísa está abalada. Ainda segundo Janira, para a advogada, apenas o Estado do Rio de Janeiro está desrespeitando seus direitos constitucionais e não o país. Janira disse ainda que o caso foi encaminhado à embaixada, que estaria consultando o governo do Uruguai para saber quais medidas tomar.

POLÍCIA FEZ DILIGÊNCIAS PARA TENTAR PRENDER ATIVISTAS

No sábado, policiais civis, de diferentes delegacias especializadas, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), fizeram diligências na tentativa de prender 18 dos 23 ativistas que tiveram prisão preventiva decretada pelo juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, da 27ª Vara Criminal. Eles são acusados de atos violentos durante protestos na cidade e respondem por associação criminosa armada (formação de quadrilha). No entanto, na ação, ninguém foi encontrado.

Dos 23 ativistas que tiveram a prisão preventiva decretada, cinco já estavam presos. São eles: Eliza Quadros, conhecida como Sininho; Camila Aparecida Rodrigues Jourdan; Igor Pereira D' Icarahy; e os dois acusados pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva Rangel. Outros dois ativistas que também estavam presos e não entraram na lista dos 23 com prisão decretada foram soltos no início da tarde deste sábado. Tiago Teixeira Neves da Rocha e Eduarda Oliveira Castro de Souza foram beneficiados por habeas corpus concedido pelo desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal, na sexta-feira. A decisão também incluía os ativistas Eliza Quadros, Camila Jourdan e Igor Pereira D' Icarahy, mas estes não foram soltos devido ao mandado de prisão preventiva.

OS 23 DENUNCIADOS PELO MPRJ

Elisa De Quadros Pinto Sanzi, Vulgo "Sininho”, Luiz Carlos Rendeiro Junior, Vulgo "Game Over”, Gabriel da Silva Marinho, Karlayne Moraes da Silva Pinheiro, Vulgo "Moa", Eloisa Samy Santiago, Igor Mendes da Silva, Camila Aparecida Rodrigues Jourdan, Igor Pereira D’Iicarahy, Drean Moraes de Moura Corrêa, Vulgo "DR", Shirlene Feitoza da Fonseca, Leonardo Fortini Baroni Pereira, Emerson Raphael Oliveira da Fonseca, Rafael Rêgo Barros Caruso, Filipe Proença de Carvalho Moraes, Vulgo "Ratão", Pedro Guilherme Mascarenhas Freire, Felipe Frieb de Carvalho, Pedro Brandão Maia, Vulgo "Pedro Punk", Bruno de Sousa Vieira Machado, André de Castro Sanchez Basseres, Joseane Maria Araujo de Freitas, Rebeca Martins de Souza, Fabio Raposo Barbosa, Caio Silva Rangel.

O Ministério Público não incluiu na denúncia os indiciados Luiza Dreyer de Souza Rodrigues, Gerusa Lopes Diniz, Ricardo Egoavil Calderon, Vulgo “Karyu”, Tiago Teixeira Neves da Rocha e Eduarda Oliveira Castro de Souza, por entender que não existem nos autos elementos seguros no sentido de atestar sua participação na incitação da prática de condutas criminosas ou, de qualquer modo, na prática direta de tais condutas.

 por

2014/07/19

Falem sério

Gilmar Rinaldi e Dunga (caso seu nome seja mesmo confirmado como técnico da seleção brasileira de futebol, na próxima terça-feira)? Isso é que o início da "renovação" da CBF e do futebol brasileiro? É de chorar, de rir. E alguém ainda pensa em seriedade?

2014/07/17

Sicoob Cred Rio Norte na Expoagro de São Francisco do Itabapoana


O Sicoob Cred Rio Norte recebeu nesta quinta-feira, 17 de julho, pela manhã, a visita do presidente e do vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco do Itabapoana, respectivamente Nelcy Terra Gomes Júnior e Germano Henriques Paes da Mata. Eles estavam acompanhados do presidente da Associação de Moradores do município, Uéber Crespo Cherene, e foram recebidos pelo consultor da cooperativa, Neilton Ribeiro da Silva, e por Gil Roberto Menezes, que está assumindo a Diretoria Executiva da instituição.

Nelcy Júnior, que assumiu o sindicato há cerca de um mês, fez questão de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Sicoob Cred Rio Norte e os produtos e serviços oferecidos aos associados, tendo sido iniciadas na oportunidade discussões em torno da assinatura de futuros convênios e parcerias. Neste sentido, a cooperativa já foi convidada a participar da 32.a Exposição Agropecuária e Industrial  de São Francisco do Itabapoana, entre os dias 28 e 31 de agosto, devendo instalar um estande no Parque Municipal de Exposições Raul Henrique Lemos, em Praça João Pessoa, inclusive para um pré-cadastramento de novos cooperados.

Neilton Ribeiro da Silva, ao falar sobre os projetos da cooperativa, a exemplo do de expansão, enfatizou a abertura do Ponto de Atendimento ao Cooperado de Praça João Pessoa, que deverá ocorrer nas próximas semanas, deixando à disposição do sindicato linhas de crédito pessoal e outros serviços. O Sicoob Cred Rio Norte também deverá em breve obter autorização do Banco Central para operar com linhas de crédito rurais, o que deverá alavancar ainda mais as parcerias com o sindicato.

2014/07/16

Duke Roberts: bonito e triste

Só acesse o link abaixo se você gostar de animais, especialmente cães; tiver um mínimo de consciência sobre esse amor incondicional, e não tiver vergonha de se emocionar onde quer que esteja.

http://sacizento.bol.uol.com.br/blog/?p=12495

2014/07/15

Sicoob Cred Rio Norte recebe visitas de representantes da sociedade

Está confirmada para esta quarta-feira, às 14 horas, a visita da vereadora Auxiliadora Freitas ao Sicoob Cred Rio Norte, em sua sede central, em Campos dos Goytacazes. Ela será recebida pela diretoria e pelo consultor Neilton Ribeiro da Silva, que fará uma apresentação da atuação da cooperativa, hoje uma das maiores do estado do Rio de Janeiro no ramo crédito, assim como dos produtos e serviços oferecidos aos mais de 3 mil e 500 associados. O Sicoob Cred Rio Norte completou 16 anos nesta terça-feira, 15 de julho.

Já na quinta-feira, às 10 horas, será a vez do presidente do Sindicato dos Ceramistas de Campos, Amaro da Conceição, visitar o Sicoob Cred Rio Norte. Ele também se encontrará com Neilton Silva e conhecerá o trabalho desenvolvido pela cooperativa, mas na pauta de discussões deverá constar a viabilidade de instalação de um Ponto de Atendimento ao Cooperado na Baixada Campista. Além de sua sede própria central, na rua Dr. Siqueira, 278, parque Dom Bosco, em frente ao IFF Fluminense campus Centro, o Sicoob Cred Rio Norte conta com PACs nos municípios de Macaé, São João da Barra, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Quissamã, além da localidade de Morro do Côco.  O próximo PAC a ser inaugurado, e já em fase final de implantação, será em São Francisco do Itabapoana, em Praça João Pessoa.

2014/07/14

Oportunidade: vagas no Sicoob Cred Rio Norte

Faça parte da equipe da Cooperativa de Crédito - Sicoob Cred Rio Norte
Recrutamento e Seleção


Estagiário de Design Gráfico
Salário: R$ 724,00
1 vaga: Centro - Campos dos Goytacazes - RJ (1)

Dados da Vaga

• Pré-requisito: Conhecimento em Adobe Ilustrador, Photo Shop, Adobe Indesign

• Função: Elaboração de material gráfico impresso e digital.

• Salário: R$ 724,00

• Benefícios: Seguro de vida em grupo, Tíquete-alimentação ou Tíquete-refeição, Vale-transporte

• Carga Horário: 30h semanais

• Horário: De segunda a sexta, das 10h às 16h.

Dados da empresa onde o candidato vai trabalhar:

SICOOB CRED RIO NORTE – CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

Enviar currículo para: recrutamento@sicoobrio.com.br

========================================================================


Técnico de Informática
Salário: R$ 1.342,88
1 vaga: Centro - Campos dos Goytacazes - RJ (1)

Dados da Vaga

• Atendimento interno e suporte operacional.

• Experiência em suporte, manutenção e programação

• Ensino superior completo, ou em curso, em análise de sistemas

• Desejável conhecimento em Designer Gráfico e curso na área de programação.

• Salário: R$ 1.342,88

• Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Previdência privada, Seguro de vida em grupo, Tíquete-alimentação ou Tíquete-refeição, Vale-transporte

• Regime de contratação: CLT (Efetivo)

• Horário: De segunda a sexta, das 09h às 18h.

Dados da empresa onde o candidato vai trabalhar:

SICOOB CRED RIO NORTE – CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

Enviar currículo para: recrutamento@sicoobrio.com.br






2014/07/13

Valeu Alemanha


Justiça à seleção verdadeiramente campeã, em todos os sentidos, pelo que fez antes e durante a Copa do Mundo.
Alemanha, campeã da Copa do Mundo de Futebol 2014.

2014/07/12

Esqueçam 1950 II

Sem saber o que fazer com e sem a bola durante os 90 e tantos minutos de jogo, a seleção brasileira, "treinada" pelo brucutuzão, "mais perdido do que cachorro quando cai do caminhão de mudança", como se diz popularmente, terminou de forma melancólica sua participação na Copa do Mundo, tomando um "chocolate" da Holanda, de 3x0.
Quando um jogador sai do banco para conversar com o treinador, certamente algo de arrado, muito errado, existe, como se ele estivesse discutindo o que o time deveria fazer com o próprio técnico.
Na verdade, o Brasil não teve uma única boa atuação em todos os jogos, só lampejos de criatividade, jogou com times que, embora tivessem feito uma  boa figura na competição, não têm grande tradição em competições internacionais.
O Brasil fez o pior de sua participação em copas: perdeu a segunda em casa, de modo vergonhoso, tomou a maior goleada de sua história, um vexame monstruoso, tomou o maior número de gols em copas, e ainda deixou de ter o maior goleador das copas do mundo, título hoje em poder da Alemanha.
O treinador brucutuzão acha que não tem o que explicar, deitou sobre os louros da Copa das Confederações, insiste em dizer que não mudaria nada, acha que o Brasil jogou bem, enfim, enxuga gelo e a cada dia apresenta um posicionamento mais ridículo.
O Brasil e a seleção brasileira não merecem isso.




Procuradoria no Rio corre contra o tempo para analisar 2.852 candidatos

Há risco de punir homônimos; prazo do Ministério Público Eleitoral termina neste domingo


RIO — Cerca de vinte pessoas da Procuradoria Regional Eleitoral do Rio (PRE-RJ) têm até amanhã para analisar os 2.852 pedidos de candidatura para as próximas eleições e oferecer as impugnações à Justiça. Com o prazo de apenas cinco dias a partir da publicação da lista de candidatos do TRE, estabelecido pela lei eleitoral, a equipe da PRE corre contra o tempo para verificar quais candidatos apresentam crimes em seus históricos, o que pode impedir a participação no pleito. De acordo com o procurador Paulo Roberto Bérenger, o curto período e a falta de tecnologia apropriada prejudicam a conclusão da tarefa e permitem que nem todos os políticos sejam averiguados.


— Estamos fazendo o possível, mas é quase impossível analisar todos os candidatos. Pode ocorrer que nem todos passem por esse crivo porque o prazo é muito curto — explica o procurador.

ENTRE OS CRIMES, ATÉ ESTUPRO

Segundo ele, a maior dificuldade na checagem das candidaturas é a falha de mecanismos de busca por CPF no portal do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), principal fonte de informação dos procuradores.

— O site do TJ não reconhece o CPF dos candidatos e sem essa ferramenta o trabalho fica mais lento e difícil. O tribunal é responsável pelo julgamento da maioria dos crimes, o que torna essa consulta fundamental, e deveria reformular seu portal — diz Bérenger, que defende também o aumento de pessoal e infraestrutura na equipe de fiscalização da PRE.

Por meio da assessoria de imprensa, o TJ-RJ justificou que os dados solicitados pela PRE demandam a extração detalhada das informações processuais, que são muitas. Alegou ainda que isso “compromete parte da capacidade dos sistemas e pessoal" do Tribunal. Também segundo o TJ, muitos processos não têm o CPF dos réus.

Em um levantamento de 430 nomes, feito pelo GLOBO no portal DilvulgaCand 2014, foi constatado que 37 candidatos apresentavam algum tipo de anotação criminal em suas certidões negativas. No cadastro de 150 não havia qualquer certidão anexada na plataforma digital.

Entre os crimes de improbidade administrativa, injúria, e violência doméstica, chamaram atenção candidatos (ou homônimos) com anotações por homicídio, roubo e estupro de vulnerável. Em um dos casos, o candidato é acusado de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, que, de acordo com o processo judicial, foi morta por denunciar a atividade do acusado na direção de um clube, em São Gonçalo. O acusado ainda irá a júri popular, o que, neste caso, dificulta a atuação da procuradoria, já que não se pode impugnar a candidatura enquanto não houver condenação.

Em outro caso, fica clara a fragilidade das declarações oferecidas à justiça eleitoral. Nesse registro, a certidão negativa com o nome do candidato contém 20 feitos criminais. Entre eles, registros referentes ao roubo de cerca de 14 veículos, assalto à mão armada a uma residência, quando fez reféns, e estupro de vulnerável. De acordo com a sentença de um dos processos, o acusado deveria estar preso. Entretanto, em uma consulta à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o GLOBO verificou, depois de informar o CPF e o nome da mãe, que se tratava de uma certidão criminal de um homônimo. O documento foi fornecido erroneamente pela justiça e entregue pelo candidato ao tribunal eleitoral. A documentação sobre os candidatos é fornecida pelo partido ou pelo próprio candidato.

A ANGÚSTIA DE CUMPRIR A LEI

A procuradora Silvana Batini ocupou no período eleitoral de 2010 o mesmo cargo que Bérenger neste ano, porém, na época de Silvana, a Lei da Ficha Limpa acabava de ser promulgada e ainda não poderia entrar em vigência. Com a nova lei, que exige um controle maior sobre os candidatos, o volume de trabalho para este ano aumentou, no entanto as tecnologias para acompanhar a evolução do processo eleitoral não se desenvolveram.

— Tínhamos a angústia de fazer valer a lei, mas era a primeira eleição e ainda não valia. Agora, quatro anos depois, e com a lei já valendo, o que se esperava era que pudéssemos ter a tecnologia a nosso favor— explica a procuradora.

CERTIDÕES SEM CPF

Além da plataforma do TJ, os membros do gabinete eleitoral verificam a página de outros oito órgãos: Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral, Sisconta, Portal do CNJ e Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa.

As certidões criminais entregues à justiça eleitoral não estão atreladas a um número de CPF, mas apenas a um nome, o que pode gerar equívocos na hora da verificação dos processos —pior dos cenários para os procuradores, que nem sempre têm acesso a processos sigilosos.

De acordo com a assessoria, o trabalho da procuradoria só começou de fato quando a lista dos candidatos foi entregue pelo TRE. Desde então, para dar conta da demanda, o grupo da PRE iniciou um regime de trabalho em plantão, com cerca de doze horas de análises por dia. Somente a varredura dos que concorrem ao governo do estado começou antes, já que havia uma previsão de quem disputaria o cargo.

por Rafaela Marinho e Paula Ferreira

12/07/2014 7:00


Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/procuradoria-no-rio-corre-contra-tempo-para-analisar-2852-candidatos-13231581#ixzz37GsgOWfN

http://oglobo.globo.com/brasil/procuradoria-no-rio-corre-contra-tempo-para-analisar-2852-candidatos-13231581

2014/07/11

Morre Osmar de Oliveira, comentarista da Band


Comentarista da Band não resistiu a uma parada cardíaca nesta sexta-feira, no hospital AC Camargo


Osmar de Oliveira morreu nesta sexta-feira, às 18h15, no hospital AC Camargo, em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca. A informação foi confirmada oficialmente por César de Oliveira, irmão e também médico.

“Infelizmente, o Osmar de Oliveira faleceu hoje, às 18h15 vítima de uma parada cardíaca”, disse ao Portal da Band. 

“A parada cardíaca aconteceu depois de uma complicação de uma hemorragia. Há um mês, ele estava no quarto e tentou se levantar. Com esse acidente, a sonda se prendeu e afetou a bexiga”, explicou.

O local do velório e do sepultamento está sendo decidido neste momento pela família do Doutor Osmar de Oliveira.

Uol

2014/07/10

Artigo

"Brasil e Alemanha: nossa derrota fora do gramado é mais vergonhosa

No gramado perdemos para a Alemanha de 7 a 1. O mundo desabou sobre nossa cabeça. Pior é que são raros os momentos em que somos todos brasileiros (rico e pobre, preto e branco, PT e PSDB, católico ou protestante etc.), atacando numa única direção. Fora do gramado, no entanto, em termos de país competitivo e de qualidade de vida, nossa derrota é muito mais vergonhosa. O que me deixa desapontado é que esta segunda não nos causa tanta decepção como a primeira. Vamos aos números.

Entre 1980 e 2012, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Alemanha passou de 0,780 para 0,920. É o 5º país no índice geral, 80 anos de esperança de vida e renda per capita de US$ 41 mil. O IDH mede a renda das pessoas, escolaridade e expectativa de vida. Ela saiu arrasada da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Saiu destruída do nazismo e da Segunda Guerra Mundial (1933-1945). Hoje é a nação economicamente mais forte da Europa, tendo alcançado o nível excelente em qualidade de vida em poucas décadas. Técnica, planejamento, organização, dedicação, empenho: são qualidades que eles esbanjam orgulhosamente.

E o Brasil? De 1980 a 2012 nós melhoramos (saímos de 0,522 para 0,730 no IDH), mas ocupamos a vergonhosa posição de número 85. Somos hoje menos que a Alemanha em 1980. Pior: há muitos anos estamos patinando na casa dos oitenta no IDH. O Brasil melhorou, mas estamos longe das nações civilizadas. Nossa esperança de vida é de 74 anos, escolaridade média de 7 anos (contra 13 dos alemães) e nossa renda per capita é de US$ 12 mil. Tanto Brasil como Alemanha estão entre os 10 países mais ricos do planeta. Ocorre que eles são ricos e promoveram o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas (5º do mundo); nós somos ricos e extremamente desiguais: baixa escolaridade, ¾ da população são analfabetos funcionais, piores índices na educação, ridícula competitividade, precária inovação, serviços públicos de quinta categoria, transporte público indecente, saúde doente, Justiça injusta e morosa, escola analfabeta etc. Somos, não por acaso, o 85º país do mundo (dentre 186) em termos de qualidade de vida.

Temos capacidade para produzir riqueza, mas nunca soubemos transformar isso em qualidade de vida para todos (veja Flávia Oliveira, O Globo 9/7/14: 26). Sabemos ganhar, mas não temos a menor ideia do que seja distribuir. Socioeconomicamente sabemos rivalizar, não cooperar. O índice Gini da Alemanha (é o que mede a desigualdade: quanto mais se aproxima do zero, mais igualdade; quanto mais perto do 1, mais desigualdade) é de 0,27; o do Brasil é 0,51. Somos o dobro de desiguais. O que isso provoca? Violência, desorganização social, péssima qualidade de vida, miséria, fome etc. Um exemplo: os alemães contam com menos de 1 assassinato para cada 100 mil pessoas (0,8, em 2011). E o Brasil? 29 para cada 100 mil (em 2012). Somos mais de 30 vezes mais violentos que eles. Essa é uma das nossas tragédias, que os alemães não conhecem. Somos ainda o 12º país mais violento do mundo, o campeão mundial nos homicídios em números absolutos (56 mil por ano) e, das 50 cidades mais letais, 16 estão no nosso país.

De todas essas goleadas acachapantes nós não nos envergonhamos. Da desigualdade temos orgulho, não vergonha. Que pena! Aqui é que temos que nos superar: em qualidade de vida, uso da tecnologia, ciência, conhecimento, educação... Feito isso, muitas estrelinhas vamos colocar na camisa da seleção brasileira, porque não nos falta talento e habilidade."


Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). 

2014/07/09

Cooperativas financeiras atendem 200 mil pequenos negócios e ganham espaço no mercado

BRASÍLIA – Com custo menor e atendimento personalizado, as cooperativas do ramo se tornaram mais atrativas para as micro e pequenas empresas na hora de pegar empréstimos e financiamentos. Segundo o diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada, “o cooperativismo de crédito tem sido ágil e bastante objetivo na sua estratégia de atendimento às micro e pequenas empresas, até porque elas são fundamentais para o crescimento das cooperativas“.

Há experiências de cooperativas de Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais e Paraíba que participam do projeto Fomento a Boas Práticas, do Sebrae. O projeto da instituição busca orientar as cooperativas para que ofereçam produtos e serviços adequados às necessidades das micro e pequenas empresas, já que beneficia mais de 200 mil pequenos negócios.

O projeto do Sebrae busca fortalecer a relação das cooperativas com micro e pequenas empresas para facilitar o acesso delas ao crédito com taxas mais baixas. São feitos “intercâmbios técnicos” para que as instituições financeiras analisem in loco os produtos, serviços, as formas de gestão e governança dos pequenos negócios. Depois de feito esse “diagnóstico”, as cooperativas oferecem os serviços que melhor encaixam à realidade do segmento. “O cooperativismo de crédito vem crescendo rapidamente, mostrando maturidade e criatividade para se diferenciar e enfrentar a concorrência com ganhos para os pequenos negócios, que ainda enfrentam dificuldades na hora de contratar crédito”, observa o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Segundo ele, esse ritmo de crescimento é essencial para que em um futuro próximo as cooperativas de crédito possam atingir dois dígitos de participação no sistema financeiro brasileiro. As cooperativas foram responsáveis por um aporte de R$ 9,5 bilhões às micro e pequenas empresas em 2013, volume 24% superior ao total liberado no ano anterior – R$ 7,7 bilhões. Embora ainda seja um parcela bem pequena diante dos R$ 317 bilhões desembolsados aos pequenos negócios no ano passado, o ritmo de expansão nas cooperativas foi superior aos 5,7% registrados no sistema financeiro como um todo.

Fonte: DCI (291)

2014/07/08

Ônibus depredados, prisões e até ameaça de suicídio: o Brasil pós-vexame


A goleada sofrida pelo Brasil para a Alemanha, por 7 a 1, nesta terça-feira, no Mineirão, fez algumas partes do país viverem um surto de violência. Cerca de 18 ônibus foram queimados em São Paulo e em Curitiba e confusões, incluindo brigas, prisões e pessoas feridas, foram registrados em pelo menos outras quatro cidades.
 
BH: No Mineirão, alemão e humorista da Globo agredidos Dentro do Mineirão, o clima também já era tenso. A reportagem do UOL Esporte presenciou quatro pessoas sendo expulsas do estádio. Um por destruir uma lixeira, um por tentar agredir um idoso e outros dois por brigas. Além disso, um torcedor alemão, Eugen Weber, levou um soco no ouvido ao comemorar um gol e perdeu a audição no ouvido direito – após o primeiro socorre, não era possível ainda avaliar se o dano seria permanente.
Marcelo Adnet, humorista da Rede Globo, levou um pontapé no momento em que fazia uma reportagem para o Fantástico. Ele bateu boca com o torcedor agressor e foi à delegacia do estádio para registrar queixa. A lentidão e a fila, por conta de outros casos, fizeram Adnet desistir e ir embora. Este problema também ocasionou o baixo número de registros (15 boletins de ocorrência).
 
BH: 12 feridos e 8 presos na Savassi
O local que mais sofreu até agora com a frustração dos torcedores transformada em violência foi a região da Savassi, em Belo Horizonte, tradicional ponto de comemoração mineiro. Antes do jogo, quatro pessoas já tinham sido presas, três delas por tentar vender um ingresso para o jogo do Mineirão e outra por porte de arma branca.
Durante a partida, porém, várias confusões surgiram entre os cerca de 25 mil torcedores. Mais quatro pessoas foram presas. Um por desacato e outros três por agressão a policiais. A informação foi dada pelo coronel Helbert figueiró, responsável pelo policiamento no local. Além disse, ao menos 12 pessoas foram feridas nas muitas brigas que seguiram ao jogo.
 
Salvador: pancadaria fecha Fan Fest
Na Bahia, uma confusão terminou em pancadaria na Fan Fest, realizada no Farol da Barra. Três homens e uma mulher foram detidos pela polícia e o show do cantor Leo Santana foi cancelado pela organização. De acordo com a prefeitura de Salvador, o evento reuniu 50 mil pessoas.
A briga teria começado após dois homens trocarem empurrões nas proximidades do palco. A discussão evoluiu para socos e pontapés em frente ao posto policial, agora com três envolvidos. Na hora do tumulto, um dos homens tentou fugir correndo pelo meio da multidão, mas foi alcançado pelos PMs e conduzido para a viatura.
 
São Paulo: 15 ônibus queimados
Em São Paulo, o clima na Fan Fest, no vale do Anhangabaú, e na Vila Madalena, local de concentração dos torcedores durante a Copa, foi de confraternização. Os dois locais lutaram para o início do jogo, mas começaram a esvaziar ainda durante o primeiro tempo do duelo.
Um pátio de ônibus na zona sul da cidade, porém, foi atacado por vândalos, que atiraram fogo a um pátio lotado na região da represa de Guarapiranga. A SPTrans, empresa responsável pelo setor na capital paulista, disse que as informações preliminares são de que 15 ônibus foram atingidos e que trabalha com a hipótese de vandalismo ligado à Copa.
 
Curitiba: 15 ônibus apedrejados
No Paraná, os ônibus também foram alvo da revolta de torcedores. Entre 18h45 e 20h, 15 ônibus foram atacados. A maioria deles foi apedrejado e teve suas janelas quebradas. Em cinco casos, porém, os vândalos também tentaram colocar fogo nos veículos. Segundo o Centro de Controle Operacional da Urbs, os ônibus já foram substituídos. Não há informação sobre feridos.
Na Praça de Espanha, 17 pessoas se envolveram em uma briga, com direito a garrafadas. A polícia acabou com a briga, mas não há informação sobre o número de presos. Já em Colombo, na grande Curitiba, a polícia foi chamada logo depois do jogo, quando um homem ameaçou se matar por causa da partida.
 
Rio de Janeiro: brigas em Copacabana
Em Copacabana, uma briga entre torcedores assustou o público que se amontoava para acompanhar a partida em frente a um telão na orla. Segundo o comando do 19º BPM, a confusão gerou correria de torcedores assustados e a briga foi dispersa. O medo foi tão grande que muitos pensaram estar acontecendo um arrastão, seguido de quebra-quebra, ambas hipóteses descartadas pela polícia.
 
Recife: cavalaria entra no meio da Fan Fest
Em Pernambuco, os problemas começaram ainda no primeiro tempo da partida. Na Fan Fest no centro do Recife, depois do terceiro gol da Alemanha, começou uma confusão generalizada. A polícia entrou com a cavalaria no meio da multidão e jogou gás lacrimogênio para tentar afastar os brigões. No meio da correria, pessoas acabaram pisoteadas. Após a partida, a organização disse que o problema foi pequeno e superado.
 
Recife: pneus queimados e tumulto
Em diversos bairros do Recife, moradores queimaram pneus e causaram tumultos logo após o apito final. Segundo o site NE10, a Avenida Manoel Gonçalves da Luz, no bairro da Mustardinha, chegou a ser interditada. Foram registradas outras manifestações, menores, em bairros como Várzea e Iputinga.
 
* Com reportagem de Guilherme Costa, Isabella Noronha, Rodrigo Bertolotto, Carlos Madeiros e Aiuri Rebello.

Leia mais em: http://zip.net/bgnZxt

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/copa-do-mundo/2014/07/08/onibus-depredados-brigas-e-prisoes-pais-tem-casos-de-violencia-apos-7-a-1.htm

Esqueçam 1950

Foi preciso uma "sapatada" histórica, humilhante, vergonhosa da seleção alemã para os apaixonados brasileiros se conscientizarem de que esse talvez seja um dos piores times que o Brasil já apresentou em uma Copa do Mundo. Irônico e trágico, mas em casa.
Desde antes do início da competição, foi muito "oba-oba", muita festa, muita exposição em mídia, muitos e muitos comerciais de tv, e pouco time, na verdade um grupo que joga no exterior (pelo menos 90 por cento, acredito), pouco planejamento, pouco trabalho sério.
Um excesso de mimos em cima do Neymar, sem dúvida um excelente jogador mas longe de ser  um craque, pois este agrega valor moral. Talvez ele esteja agradecendo o fato de ter ficado de fora, pois faria parte  do trem descarrilhado em que se transformou a seleção brasileira. Não me venham dizer que fez falta, assim como não fez o Thiago Silva, pois a Alemanha fez o que quis, na hora em que quis, do jeito que quis. Poucas vezes na vida, ou talvez nunca, eu tenha visto um domínio tão grande de um time sobre outro. E o Klose ainda deixou Ronaldo para trás com 16 gols, contra 15 em copas.
E "treinando" a seleção, um "brucutuzão" que acha que a ignorância, em toda a sua essência, ganha alguma coisa.
Podemos falar, também, das simulações de faltas, das tentativas de cavar pênaltis, enfim, da apelação para o joguinho medíocre, anti-ético, anti-jogo. 
Acho que a seleção alemã jogou para a Alemanha, e assim irá à final, com brio, enquanto a seleção brasileira jogou para a galhofa, a vaidade e o marketing.
Este sim, será um jogo para se lembrar eternamente, bem além dos reflexos da derrota de 1950.
Agora,  que todos voltem à realidade.

Cancelamento automático de telefone, TV e internet começa a valer hoje

Consumidor poderá rescindir contrato pela web, sem ligar para call center

Começa a vigorar hoje (8) o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), com novas regras a serem seguidas pelas empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Entre os benefícios previstos para os consumidores estão facilidades para o cancelamento imediato de serviços, sem necessidade de falar com atendentes.

O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela internet ou pelos terminais. Com o RGC, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) busca diminuir o número de reclamações feitas por consumidores à sua central de atendimento.


Além de ter a atribuição de cancelar as contas, caso seja a vontade dos clientes, as lojas associadas às operadoras terão também de fazer registro de reclamações, bem como atender a clientes que buscam resolver problemas em suas contas. O retorno sobre reclamações relativas a cobranças terá de ser feito, no máximo, em 30 dias. Se a empresa não cumprir o prazo, terá de corrigir automaticamente o valor da fatura. Se ela já tiver sido paga, a operadora terá de devolver o valor em dobro.

Outra vantagem, do ponto de vista do consumidor, é que as empresas operadoras terão a obrigação de retornar as ligações, caso elas caiam. As novas regras fixam ainda validade mínima de 30 dias para os créditos das contas pré-pagas. Caberá às empresas informar aos clientes pré-pagos a data de expiração dos créditos e, aos pós-pagos, que os serviços de mensagem (SMS) e internet móvel estão próximos de atingir os limites previstos no plano contratado.
No caso dos pós-pagos, as novas regras preveem também faturas mais detalhadas, de forma a dar mais clareza e transparência ao serviço. O regulamento prevê que os pacotes de serviços conjuntos (combos) estejam agrupados no mesmo contrato.

Ofertas e planos de vendas terão de ser disponibilizados nos sites das operadoras. Com isso, a Anatel tenta evitar que planos iguais sejam comercializados com valores diferenciados, prejudicando alguns clientes – prática relatada em queixas reportadas à Anatel. Além disso, os contratos com fidelização terão validade máxima de 12 meses

Contatada pela reportagem, a Oi informou já estar implementando as mudanças exigidas pelo novo regulamento, apesar de considerar alguns prazos “incompatíveis com a complexidade das alterações necessárias”. A Telefônica Vivo confirmou que está implantando e trabalhando para cumprir as obrigações do novo RGC, com cerca de 200 pessoas “engajadas para adaptar os sistemas de atendimento ao cliente às novas regras em um prazo extremamente curto”.

A Claro, igualmente, informou que está implementando as disposições do RGC, para “cumprir o grande volume de determinações previstas”. Já a Tim disse que “trabalha para se adequar” ao regulamento nos prazos apresentados. Para a Tim, “mudanças que reforcem os direitos dos consumidores e contribuam para a melhoria da relação entre clientes e empresas são sempre benéficas”.

A GVT informou que está “trabalhando intensamente" para cumprir, até hoje (8) as regras previstas. Segundo a empresa, devido ao grande número de mudanças exigidas e ao curto prazo concedido para sua implementação, “estão sendo feitas várias adequações em todos os sistemas e rotinas de relacionamento com o cliente”.   Agência Brasil   http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2014-07-08/cancelamento-automatico-de-telefone-tv-e-internet-comeca-a-valer-hoje.html

2014/07/05

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

 O Dia Internacional do Cooperativismo (DIC) é comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de julho. A data propõe uma reflexão sobre a atuação das cooperativas. Desde a retomada do cooperativismo no mundo moderno, em 1844 pelos pioneiros de Rochdale, as cooperativas têm demonstrado seu potencial ao fortalecimento de valores como a igualdade e a preocupação com o semelhante, possibilitando o acesso ao mercado de trabalho e financeiro, fomentando a geração de emprego e renda.

Em 2014, o Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado em 5 de julho.

Um desenho para colorir, representando a cooperação, está disponível na fan page da Blucredi, em facebook.com/SicoobBlucrediFan.

Os sete princípios do cooperativismo:
  1. Adesão voluntária e livre – as cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações de sexo, sociais, raciais, políticas e religiosas.
  2. Gestão democrática – as cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes. Nas cooperativas de primeiro grau os membros têm igual direito de voto (um membro, um voto); as cooperativas de grau superior são também organizadas de maneira democrática.
  3. Participação econômica dos membros – os membros contribuem eqüitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os membros recebem, habitualmente, se houver, uma remuneração limitada ao capital integralizado, como condição de sua adesão. Os membros destinam os excedentes a uma ou mais das seguintes finalidades: desenvolvimento das suas cooperativas, eventualmente através da criação de reservas, parte das quais, pelo menos será, indivisível; beneficios aos membros na proporção das suas transações com a cooperativa; e apoio a outras atividades aprovadas pelos membros.
  4. Autonomia e independência – as cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.
  5. Educação, formação e informação – as cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.
  6. Intercooperação – as cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais – força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
  7. Interesse pela comunidade – as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.
Fonte: Sicoob Blucredi (157)

2014/07/04

Neymar fora da Copa

"Se era ele quem dava o toque diferencial da seleção brasileira durante a Copa, é hora de se preocupar: Neymar está fora da Copa do Mundo. O atacante fraturou a vértebra na região lombar e não terá tempo de se recuperar para o resto do Mundial.

O atacante não se recuperará a tempo de disputar a semifinal contra a Alemanha, nem uma possível final (ou disputa de terceiro lugar, em caso de derrota) no dia 13 de julho. A assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol informou que Neymar ficará afastado dos gramados por seis semanas.
"Infelizmente ele teve uma lesão benigna no processo transversal da terceira vértebra. A lesão não precisa de cirurgia, só precisa usar uma cinta e fazer fisioterapia. Não é possível precisar o tempo que ele volta, provável algumas semanas, mas ele não tem mais como jogar a Copa", disse Rodrigo Lasmar, médico da seleção, antes da confirmação de que o jogador precisará de seis semanas para se recuperar - faltam nove dias para o final do Mundial.

"Significa que fratura não precisa de tratamento cirúrgico, é um tratamento conservador, uma cinta com imobilização, cinta para dar mais para conforto para a dor, necessário para que ele cicatrize essa fratura e possa voltar a ter uma vida normal", completou o médico.

O doutor comentou os exames feitos no hospital São Carlos, em Fortaleza: "O exame de tomografia que foi feito mostrou fratura no processo transverso no nível da terceira vértebra. Não precisa de tratamento cirúrgico, mas precisa de imobilização para controle da dor e não vai ter condição de jogar. Uma semana não vai ser suficiente. Mas a consolidação da lesão costuma ser boa. São semanas com a cinta para passar a dor. Dependendo do que vier, se tiver mais coisa, ele vai conosco no avião e a partir daí tomaremos as decisões de lá."

O lance da lesão ocorreu em falta cometida por Zuñiga, defensor colombiano, aos 40 minutos do segundo tempo. Ele acertou o joelho nas costas de Neymar. O atacante foi substituído no minuto seguinte por Henrique, e levado direto para o hospital.

"Infelizmente ele tá triste, muito chateado na verdade. Expectativa era tão grande, a gente passando para semifinal", completou Lasmar, sobre o que pensa o jogador após o anúncio da lesão.
Neymar viajará com a seleção para o Rio de Janeiro, de onde a equipe se dirige para Teresópolis, na Granja Comary. O jogador deixou o hospital por volta de 21h30, mas por uma porta secundária, sem contato com a imprensa e torcedores."

UOL

De novo, ele

Se analisarmos friamente, mas friamente mesmo, o melhor jogador do Brasil nesta Copa do Mundo até agora fez a diferença mais uma vez no jogo desta tarde, contra a Colômbia. Seu nome? Deusorte! O número da camisa você pode escolher.

2014/07/02

A lição da Argélia

A Argélia foi uma das surpresas da Copa e cativou a torcida brasileira em seus jogos. Agora, de volta à África, a seleção decidiu doar a premiação que recebeu da Fifa por alcançar as oitavas de final. Segundo os sites 101GreatGoals e DiehardSport, o atacante Islam Slimani anunciou que toda a bonificação será destinada para a população de Gaza.

"Eles precisam disso mais do que nós", disse Slimani em declaração reproduzida pelo DiehardSport. Nesta Copa, a Fifa destinou US$ 9 milhões (cerca de R$ 19 milhões) para os times eliminados nas oitavas de final.

A atitude é um contraste à realidade de outras seleções africanas durante o Mundial no Brasil. Camarões, Gana e Nigéria acumularam ameaças de greve e até atrasos na viagem ao Brasil porque seus jogadores não entravam em acordo com as respectivas federações quanto ao prêmio que receberiam por disputar a competição.

Nesta quarta-feira, os argelinos foram recebidos como heróis na capital Argel, com direito a passeio por carro aberto seguido por milhares de torcedores. Essa foi a melhor campanha da Argélia, que nunca havia alcançado as oitavas de final de uma Copa do Mundo.

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/02/argelia-decide-doar-premio-de-r-19-mi-da-copa-para-populacao-de-gaza.htm

2014/07/01

Em experimento secreto, Facebook manipula emoções de usuários

Algoritmo de 700 mil usuários foi manipulado por uma semana em 2012. Resultado mostrou que humor de usuários varia de acordo com conteúdo. 

Durante uma semana em 2012 o Facebook manipulou o algoritmo usado para distribuir os posts no feed de notícias do usuário para verificar como isso afetou o seu humor.

O estudo, conduzido por pesquisadores associados ao Facebook, pela Universidade de Cornell, e pela Universidade da Califórnia, foi publicado em junho na 17ª edição dos Anais da Academia Nacional de Ciência.

Os pesquisadores pretendiam verificar se o número de palavras positivas ou negativas nas mensagens lidas pelos usuários resultaria em atualizações positivas ou negativas de seus posts nas redes sociais.
Observou-se que os usuários que tiveram o feed manipulado utilizaram palavras positivas ou negativas dependendo do conteúdo ao qual foram expostos.

Os resultados do estudo foram propagados quando a revista online Slate and The Atlantic abordou o assunto no sábado.

"Estados emocionais podem ser transferidos para os outros por meio do contágio emocional, levando as pessoas a experimentarem as mesmas emoções de modo inconsciente", afirmam os autores da pesquisa.
"Estes resultados provam que as emoções expressas pelos outros no Facebook influenciam nossas próprias emoções, o que evidencia o contágio em larga escala via redes sociais."

Enquanto outros estudos usam metadados para estudar tendências, este parece ser o primeiro a manipular dados para verificar se há reação.

A pesquisa é considerada legal de acordo com as normas do Facebook, mas seria ética?

"#Facebook FEED DE USUÁRIOS MANIPULADOS PARA EXPERIMENTO PSICOLÓGICO EM MASSA... Sim, está na hora de encerrar a conta do FB!", lia-se em post do Twitter.

Outros tweets usavam expressões como "super perturbador", "assustador" e "mau", assim como manifestações irritadas, para descrever o estudo.

Susan Fiske, professora da Universidade de Princeton que editou o artigo para publicação, disse a The Atlantic que ela ficou preocupada com a pesquisa e entrou em contato com os autores.

Eles disseram que o conselho institucional aprovou o estudo, já que "o Facebook manipula a atualização do feed dos usuários o tempo todo".

Fiske admitiu ter ficado "um pouco assustada" com o estudo.

O Facebook disse a The Atlantic que "considera cuidadosamente" a pesquisa e que há "um processo de avaliação interna".

O Facebook, maior rede social do mundo, informa ter mais de um bilhão de usuários ativos.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/06/em-experimento-secreto-facebook-manipula-emocoes-de-u...

 

Colônia de férias SESI