O Sicoob Fluminense lançou oficialmente na tarde de quinta-feira, 28 de outubro, o projeto “Café Cooperativo”, pelo qual objetiva ampliar a integração da cooperativa de crédito com as comunidades em que está inserida, a partir de contatos com representantes dos mais diferentes segmentos das comunidades.
A ideia é a de dar ênfase a parcerias já existentes e abrir novas frentes, com elaboração de convênios nas áreas possíveis.
O evento de abertura se deu em audiência do Diretor-Presidente da cooperativa, Neilton Ribeiro da Silva, com o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, e parte de seu staff, na sede da PMCG.
Acompanhado dos Diretores Administrativo/Financeiro, Charles Medina, e Operacional, Marcos Linconl, Neilton Silva fez na oportunidade uma exposição abordando o cooperativismo, o cooperativismo de crédito, especificamente, e o funcionamento de uma cooperativa.
Pela prefeitura acompanharam o lançamento do projeto o Procurador-Geral Roberto Landes da Silva Júnior; os secretários de Governo, Neilton Virgílio de Souza Junior; de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira de Castro; de Fazenda, Márcio Queiroz Morales; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida Aguiar; e o presidente do Fundo de Desenvolvimento Municipal, Orlando Lino Pinheiro Portugal Junior (que é também Conselheiro do Sicoob Fluminense).
PARCERIAS
O Sicoob Fluminense já trabalha em parceria com a prefeitura de Campos em programas na área educacional.
Mas entre as principais novas parcerias Sicoob Fluminense/PMCG que começaram a ser discutidas no evento está, por exemplo, um trabalho de educação financeira e possibilidade de crédito a feirantes do mercado municipal e permissionários do camelódromo, pela criação de um fundo especial com o emprego de uma entidade garantidora. A partir da implantação, seria estudada a extensão para o funcionalismo público.
A própria efetivação de uma entidade garantidora de crédito, com aporte financeiro da PMCG e empréstimos via Sicoob Fluminense, para a viabilização de Arranjos Cooperativos Produtivos Locais (apoio aos produtores), também foi levantada.
Outra linha de discussão foi a intenção do Sicoob Fluminense de instalar uma agência comunitária para atendimento aos moradores da Margem da Linha. O prefeito Wladimir Garotinho informou ao Diretor-Presidente do Sicoob Fluminense que deverá ser feita a transferência dos moradores para um conjunto habitacional que será construído em parceria com o Governo do Estado, em local próximo, e que a cooperativa de crédito poderá se instalar na área.
Ainda foi debatida a instalação de um Pronto Atendimento do Sicoob Fluminense na praia do Farol de São Thomé, em imóvel da PMCG, para o atendimento à localidade, até que haja condições técnicas e legais para a implementação de uma agência da cooperativa na praia campista.
O Sicoob Fluminense e as secretarias municipais envolvidas deverão manter contato para o desenvolvimento dos projetos.
IDEIAS
O prefeito Wladimir Garotinho disse que a prefeitura está de portas abertas.
“Vamos estudar todas as ideias discutidas aqui. Sou um fã do cooperativismo, e obviamente tudo que possa contribuir para o desenvolvimento do município nos interessa.”
Para Neilton Ribeiro da Silva, o projeto Café Cooperativo começou de forma produtiva. “O lema deste encontro, ‘A cooperativa me pertence’ na verdade significa o grande pertencimento do cooperativismo à sociedade. É importante esta conversa com a sociedade e seus representantes, no sentido justamente de que possamos não apenas difundir o cooperativismo, mas fazer dele um instrumento de apoio às comunidades, de forma conjunta. Nós sonhamos e queremos que a prefeitura sonhe conosco.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário