2009/08/07

Detro intervém em empresa de ônibus de Campos

Rápido São Cristóvão perde concessão por 180 dias por mal estado da frota

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), suspendeu pelo prazo de seis meses, a partir de hoje, a concessão da Rápido São Cristóvão para operação de 14 linhas. A intervenção foi motivada pela constatação de que a frota da empresa registrada no órgão não apresentava as condições de tráfego e segurança exigidas.
O Detro realizou inspeção na garagem da Rápido São Cristóvão para apurar as inúmeras denúncias registradas na ouvidoria do Departamento, principalmente sobre o péssimo estado de conservação da frota, falta de veículos, quebra e atrasos. Os fiscais constataram as irregularidades, concluindo que os ônibus que compõem a frota para operação das linhas autorizadas não possuem condições de tráfego, comprometendo a segurança dos usuários e a qualidade dos serviços. A empresa foi notificada diversas vezes, mas não resolveu os problemas.
A partir de hoje, por 180 dias, as empresas Auto Viação 1001, Rápido Macaense e Transportadora Macabu operam os trajetos sob intervenção em caráter emergencial. A Rápido São Cristóvão continua operando com os ônibus aprovados na vistoria apenas as linhas Macaé – Quissamã (via Conde de Araruama) e Macaé – Quissamã (via Canto de Santo Antonio).
Assim, por seis meses, a Auto Viação 1001 operará as linhas: Campos – Quissamã (via Conde de Araruama), Campos – Quissamã (via Carapebus), Campos – Quissamã (via Flexeira e Bela Vista), Farol de São Tomé – Macaé (via Quissamã), Campos – Quissamã (via Dores de Macabu) e Carapebus – Parque dos Tubos. Já os trajetos Macaé – Quissamã (via Rodagem), Macaé – Quissamã (via Penha), Macaé – Quissamã (via Morro Alto) e Macaé – Quissamã (via Carapebus) ficam sob responsabilidade da Rápido Macaense e as linhas Campos – Macabuzinho e Macaé – Quissamã (via Estrada de Conceição de Macabú) serão operados pela Transportadora Macabú.
Durante este prazo, se a Rápido São Cristóvão regularizar sua situação junto ao Detro, poderá voltar a operar as referidas linhas. Caso contrário, perderá definitivamente a concessão e as linhas serão licitadas.

Renata Grieco
Detro
por e mail

Nenhum comentário: