O Sicoob – instituição financeira cooperativa – vem expandindo a sua capilaridade para atender à demanda da população. De acordo com o relatório de evolução mensal divulgado pelo Banco Central (BC), a instituição alcançou a terceira colocação na escala das maiores redes no segmento financeiro, com 3.480 locais para atendimento aos cooperados.
Dentre os cinco primeiros
colocados no ranking (além do Sicoob, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú
fazem parte dessa lista), o representante do cooperativismo financeiro foi o
único a ampliar sua atuação presencial, em 6%, avanço esse que também se identifica
em outras bandeiras do movimento cooperativo nacional. No caso dos demais
players, houve redução de até 24% com relação aos números de dezembro de 2019.
Tomando como referência um
período de cinco anos, o Sicoob viu evoluir sua quantidade de pontos de
atendimento em mais de 40%, média de 8% por ano. Segundo o BC, em dez/2020
havia 18.450 agências bancárias no Brasil.
De acordo com Ênio Meinen,
diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, apesar de
a pandemia estar influenciando o redimensionamento da rede, o movimento de
redução de agências já vinha sendo observado antes da crise. “Essa reacomodação
é natural, observada também fora do Brasil, e está associada à evolução digital
e a oportunidades de racionalização estrutural no âmbito dos bancos, que
atingiram a plenitude da sua rede há mais tempo e hoje apresentam algum nível
de sobreposição. As cooperativas, que também vêm dando forte ênfase ao
atendimento remoto, ainda têm um grande espaço geográfico a ser coberto com pontos
fixos, inclusive para equilibrar, em alguma medida, a sua presença física com a
rede bancária. Ademais, dado o seu modelo societário, não podem impor este ou
aquele canal de contato.”
Segundo o executivo, “enquanto as
cooperativas já servem substancialmente as pequenas localidades, centenas delas
– normalmente remotas e pouco atrativas para a concorrência – sem a companhia
de qualquer outro agente financeiro, nos territórios mais populosos, sobretudo
em regiões metropolitanas, há demanda das comunidades para uma maior presença
física do segmento, até mesmo como alternativa aos bancos. O quantitativo e o
dimensionamento dos pontos físicos, bem como a amplitude da oferta de soluções,
respeitam as características e necessidades de cada praça.”
Em paralelo à expansão física, o
Sicoob vem intensificando e acelerando investimentos em tecnologia e inovação,
buscando melhorar cada vez mais a experiência dos usuários que preferem o
relacionamento não presencial. Logo no início da pandemia, a instituição desenvolveu
mecanismo de reconhecimento facial para evitar a ida dos cooperados até uma
agência para liberar aplicativo, tokens e senhas. Junto com essa medida, o
sistema viabilizou os pagamentos por aproximação (contactless) nas funções
débito e crédito dos seus cartões, dispensando a digitação de senhas. Uma
terceira novidade, entre outras, foi a implementação de um processo de filiação
totalmente digital, diretamente por meio do App Sicoob.
O diretor lembra, ainda, que “o
atendimento físico, respeitadas às premissas da real necessidade e viabilidade
econômica, e o digital devem caminhar lado a lado para que se cumpra
efetivamente o propósito cooperativo de promover justiça financeira e
prosperidade, com ampla inclusão e sem o viés do lucro”. Concluindo, acentua que
“ao facultar a escolha do canal de relacionamento o Sicoob vai ao encontro do
usuário, respeitando a preferência dos atuais e futuros cooperados, donos do
empreendimento cooperativo. Além disso, honra com o seu compromisso de
engajamento territorial, nos termos do sétimo princípio cooperativista
(interesse pela comunidade), o que inclui a preservação e a geração de milhares
empregos”.
Fonte: Imprensa Sicoob com
adaptação da MundoCoop
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